Manipulação Visceral – The Barral Institute

Os nossos órgãos estão em movimento constante. Quando respiramos, quando andamos, alongamos, os órgãos movem-se na caixa torácica, na cavidade abdominal e pélvica. 

Devido a lesões, posturas ou traumas emocionais, os órgãos podem perder algum ou a totalidade do seu movimento.

Um órgão ou víscera de boa saúde tem movimento fisiológico. Trata-se de um movimento interdependente devido às membranas serosas que revestem os órgãos, os ligamentos e outros tecidos vivos, que os ligam ao resto do organismo.

Este movimento fisiológico pode ser dividido em dois componentes: mobilidade (movimento da víscera em resposta ao movimento voluntário ou ao movimento do diafragma na respiração) e motilidade (movimento inerente à própria víscera). Qualquer restrição, fixação ou aderência a outra estrutura, não importa quão pequena, implica um prejuízo fisiológico do órgão. A consequente modificação do seu movimento, repetida milhares de vezes por dia, pode trazer alterações significativas, quer ao órgão quer às estruturas relacionadas.

Devido às relações entre os órgãos e os restantes sistemas, observamos muitas vezes várias cadeias lesionais, as quais podem ser constituídas por várias ligações entre vísceras, músculos e ossos.

A manipulação visceral ajuda os órgãos a recuperar ou a melhorar a sua mobilidade, potenciando assim o equilíbrio de todo o sistema corporal.

Através da técnica de escuta fascial de Jean Pierre Barral identificamos qual ou quais as estruturas exatas que estão naquele momento a precisar de ajuda (que podem ser qualquer estrutura do corpo físico ou o corpo emocional). Quanto mais específicos formos na identificação dessa estrutura, mais global serão os efeitos do tratamento. Como refere Barral, mais do que uma ferramenta, este é um “estilo de comunicação” com o corpo. Através desta comunicação, não estamos a tratar ou a corrigir nada no corpo, estamos a “acordar” as estruturas que naquele momento o corpo precisa para desencadear a sua resposta natural de equilíbrio.  

“Wake-up a little something”

J.P. Barral

BIBLIOGRAFIA

Barral, J. & Mercier, P. (2005). Visceral Manipulation (revised edition). Eastland Press (USA).

Barral, J. (2007). Understanding the messages of your body. North Atlantic Books (USA).

Partilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Kore é um sistema terapêutico que aborda o corpo na sua perspectiva física, emocional e energética.